top of page

PARA QUE SERVE O YOGA?

nucleopurna

Para compreendermos para que serve o yoga, precisamos primeiramente entender que existem diversos métodos ou tipos de yoga dentre os tradicionais e contemporâneos, tendo ambos objetivos completamente diferentes. O yoga tradicional ou antigo se desenvolveu ao longo da história através de vários métodos ou tipos de yoga. Dentre os diversos métodos tradicionais do yoga, podemos destacar os seguintes: Jnana-Yoga, Raja-Yoga, Karma-Yoga, Mantra-Yoga, Bhakti-Yoga, Hatha-Yoga e muitos outros caminhos e derivações. Cada método possui um determinado tipo de prática. Uma das explicações para essa variedade de caminhos do yoga é devido ao temperamento de cada praticante. Como os seres humanos tem diferentes características, os mestres do yoga elaboraram diversas metodologias para que o yoga fosse útil e benéfico a todos. O yoga tem, portanto, vários ramos que correspondem a certas capacidades ou preferências mentais e emocionais específicas vistas em cada indivíduo.


Embora diversos, para que serve o yoga tradicional ou antigo? Os vários métodos tradicionais do yoga se desenvolveram para atingir sempre o mesmo objetivo: a transformação espiritual do indivíduo através do conhecimento da sua verdadeira natureza ou eu (atman) e a libertação (moksa) do ciclo de renascimentos (samsara). Como exemplo, o Hatha-Yoga tradicional, conhecido como o “Yoga da Força, Yoga Vigoroso”, tem por objetivo alcançar a libertação (moksa) por meio de técnicas e visualizações tendo o corpo como instrumento para este fim.


O yoga contemporâneo ou moderno foi criado aproximadamente cem anos atrás e se desenvolveu baseando-se em posturas do Hatha-Yoga tradicional e antigo, adicionando outras posturas e movimentos de ginástica (ocidental) e luta (indiana), bem como práticas respiratórias que apenas lembram o pranayama (técnicas de expansão de manipulação do prana) tradicional ou antigo. Dentre os diversos métodos contemporâneos do yoga, podemos destacar os seguintes: Ashtanga Yoga, Iyengar Yoga, Vinyasa Yoga e muitos outros.


Embora diversos, para que serve o yoga contemporâneo ou moderno? De modo geral, esses diversos métodos de yoga se desenvolveram para atingir os seguintes objetivos: (1) condicionamento físico, fortalecimento do corpo, aumento da flexibilidade e relaxamento físico; (2) redução da ansiedade, melhora do sono e do sistema imunológico; (3) relaxamento e equilíbrio mental, e o desenvolvimento de capacidades cognitivas como a concentração. Em resumo, o yoga contemporâneo ou moderno serve ou tem como objetivo final melhorar o bem estar geral do indivíduo, que inclui seu bem estar físico e mental de forma preventiva ou terapêutica.


Apesar das diferenças de objetivos entre o yoga antigo e o yoga moderno, podemos refletir que o yoga é, em princípio, tão pertinente para o homem contemporâneo quanto era para os nossos mais remotos antepassados. O yoga é capaz de nos dar, hoje, uma orientação tão firme quanto a que dava há muitos séculos atrás. O yoga é para todos. Seus vários caminhos não só se opõem uns aos outros como também, sem dúvida alguma, se complementam. Constituem em seu conjunto, um panorama global dos meios possíveis pelos quais pode ser trilhado o caminho para o conhecimento de si (atman) e a libertação (moksa). Qualquer que seja nosso temperamento ou a nossa orientação particular, podemos encontrar um caminho no yoga que ressoe com ele e nos faça sair da confusão e da infelicidade. Portanto, quaisquer que sejam os nossos motivos particulares ao praticar o yoga, é bom ter sempre em mente seu objetivo tradicional. Isso nos impedirá de estacionar numa realização específica e limitada.


Referências


FEUERSTEIN, Georg. Uma Visão Profunda do Yoga - Teoria e Prática. Pensamento, 2005.


SHRI YOGA DEVI. Yoga. Disponível em https://www.shri-yoga-devi.org/yoga

14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page