top of page

YOGA COMO TERAPIA COMPLEMENTAR NO TRATAMENTO DA DEPRESSÃO

nucleopurna

Atualizado: 30 de set. de 2021


Nós apoiamos a causa do Setembro Amarelo e queremos lembrar a importância de cuidar da mente para evitar o estado de depressão que, sim, é uma doença e que, em muitos casos, pode levar ao suicídio.

Você sabia que existe um grupo específico para ajudar pessoas que precisam de apoio emocional como prevenção ao suicídio? O CVV - Centro de Valorização a Vida atende voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone (188), e-mail e chat 24 horas - todos os dias. Acesse: www.cvv.org.br


Alguns municípios também dispõem de atendimento voltado a quem precisa de ajuda emocional. São os CAPS (Centros de Atenção Psicossocial). Aqui na região do Núcleo Purna, podemos citar: - CAPS II ORQUÍDEA - Centro de Atenção Psicossocial - Sumaré/SP - R. Pedro Zacarchenco, 251 - Planalto do Sol, Sumaré - SP - (19) 3873-1744 - CAPS - Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e Outras drogas - Av. de Cillo, 492 - Vila Pavan, Americana - SP - (19) 3405-7595


Outra curiosidade é que o Yoga também pode ser mais um aliado nesta causa. Uma interessante pesquisa realizada pela British Journal of Sports Magazine, com um total de 1080 voluntários, concluiu que a prática de Yoga é capaz de reduzir sintomas depressivos em pessoas que sofrem de ansiedade, estresse pós-traumático e depressão. Elas praticaram modalidades como Hatha Yoga, Vinyasa e Meditação de duas a três vezes por semana, por 20 a 90 minutos, durante uma média de seis semanas.


Diversas posturas (Asanas) e exercícios respiratórios (Pranayamas) ajudam na prevenção e tratamento da depressão, como comprovam os estudos citados acima.


A postura de ADHO MUKHA SVANASANA (Postura do cão/cachorro com a boca para baixo), por exemplo, é uma das posturas mais clássicas de Yoga em todo o mundo, a qual, além aliviar o estresse, auxilia na prevenção e tratamento dos distúrbios da depressão leve.


Benefícios físicos: Também conhecida simplesmente como “Postura do Cachorro” essa postura promove, entre outros, agilidade, o aumento da irrigação sanguínea nos tecidos cerebrais, na região cervical e nos tecidos da face, rejuvenescendo-os e estimulando a produção de neuro hormônios responsáveis pela sensação de bem-estar.


Benefícios espirituais: Intensifica o desenvolvimento da reverência/prostração (reconhecimento de que há “algo maior” que tudo cria e rege), a entrega ou reconhecimento (Isvarapranidhana – 5º Niyama); desperta a veracidade (Satya – 2º Yama)


Benefícios energéticos: ativa o Plexo Coccígeo onde se situa o 1º Cakra: Muladhara Cakra ou Cakra Básico;


Benefícios hormonais: o Cakra Básico guarda relação com as Glândulas Adrenais ou Suprarrenais produtoras do hormônio Cortisol, entre outros. O Cortisol é o hormônio responsável por despertarmos pela manhã e termos disposição para levantarmos da cama, porém, em excesso, pode levar à insônia.


É sabido que, nos quadros de depressão, os principais sintomas característicos são: insônia noturna e falta de disposição para levantar da cama e para as atividades do dia a dia.


Como podemos ver, a Postura do Cachorro com a Boca pra Baixo atua positivamente sobre o corpo do praticante promovendo a regulação das causas primárias do mal.


Segundo publicação do site Saúde Brasil (www.saudebrasil.saude.gov.br), o Yoga traz benefícios para a redução da ansiedade. Inclusive afirma que a ansiedade excessiva é sintoma comum em distúrbios mentais como depressão, fobias, transtorno obsessivo-compulsivo e pânico. Os benefícios do Yoga como terapia complementar para combater transtornos de ansiedade tem eficácia significativa na redução dos sintomas.


Podemos citar ainda a experiência vivida pela nossa Professora Mare, que desenvolveu trabalho voluntário no Centro de Convivência da cidade de Paulínia, onde ministrou aulas de Hatha Yoga para pessoas encaminhadas por médicos do serviço de saúde daquele município, os quais indicavam a prática de Yoga como terapia complementar no tratamento de diversos distúrbios de saúde como: insônia, pós-tratamento de câncer, depressão, problemas cardíacos leves, pós-operatórios diversos, entre outros.


Mare nos conta que, ao final das aulas, recebia feedback positivo dos praticantes, que narravam melhora do sono, do humor, da disposição, e bem-estar geral após as aulas de Yoga e no seu dia a dia.


Como destaque, citamos abaixo trechos retirados do livro do Professor Hermógenes, cuja leitura recomendamos: “Yoga para Nervosos" - ele definia como "Nervosos" as pessoas acometidas por distúrbios emocionais, pois na época em que o livro foi escrito ainda não era comum utilizar termos utilizados na atualidade, como, depressão, ansiedade, e os respectivos transtornos. Aos praticantes de Yoga, ele se refere como “Clube dos Felizes”:


[...]“Faça permanente a auto-observação, procurando diagnosticar se está agindo feito máquina ou como um ser livre; se está agindo mais do que o necessário; se está agindo na direção e na medida certas. Não se descuide de perscrutar-se sempre, para saber se está sendo dominado pela tensão, e se está sendo envolvido no manto negro do bandido — o stress. (…) Mas ainda melhor do que a auto-observação é a preciosa capacidade de relaxar-se. Vou entregar-lhe um tesouro dos céus. Você está sendo convidado a ingressar no “clube dos felizes’’, onde se reúnem pessoas que nunca se desgastam, nunca arrastam cruzes desnecessárias, e sabem, com inteligência e oportunidade, manter um agradável e permanente estado de relax, e assim conseguem atravessar incólumes a procissão dos engatilhados e esgotados pelo stress.”[…]


Professor Hermógenes


Andrade Filho, Prof. José Hermógenes de, Yoga para Nervosos, 18ª edição Editora Record – fls. 56/57


Importante ressaltar o papel de coadjuvante do Yoga neste combate, pois o acompanhamento médico e o correto uso dos medicamentos prescritos, nesses casos, continuam sendo necessários e indispensáveis.

Lembre-se: você não está sozinho ou sozinha. O mês de Setembro está chegando ao fim, mas nem por isso deve-se esquecer de pedir ajuda.

Abaixo seguem alguns links relacionados à indicação do Yoga como prática complementar/integrativa:


http://portalms.saude.gov.br/noticias/agencia-saude/42737-ministerio-da-saude-inclui-10-novas-

praticas-integrativas-no-sus


http://www.cepe.usp.br/?courses=yoga-2


https://super.abril.com.br/saude/com-voce-o-yoga/


Silva, Olga Santos da, Ioga e Repercussões no Metabolismo – Maio/2015 – Dissertação de

Mestrado – Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra – Portugal, 2015 Colaboraram neste texto: Professora Mare e Reginaldo Zaglia

18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commenti


bottom of page