top of page

MEDITAÇÃO E YOGA: QUAL A DIFERENÇA?

nucleopurna

Atualizado: 17 de nov. de 2021


É muito comum que as pessoas achem que "meditar" e "praticar Yoga" seja a mesma coisa, mas essas práticas são distintas entre si. Sendo assim, na postagem de hoje iremos explicar de uma forma mais esmiuçada qual é a diferença entre meditação e yoga. Em tempos modernos e globalizados, o Yoga passou a ser compreendido, de forma geral, como um conjunto de práticas muitas vezes composto por diversas técnicas como: asanas ou posturas psicofísicas, pranayamas ou técnicas respiratórias, kriyas ou técnicas de purificação, mudras ou gestos com as mãos, trabalho com os cakras ou centros energéticos, meditação e yoganidra ou relaxamento profundo. Tais práticas citadas acima são acompanhadas de atitudes mentais favoráveis para o desenvolvimento da autoconsciência. Apesar da variedade de técnicas, a prática é focada nas posturas e no tempo de permanência nelas, por isso aprimora a capacidade de foco, concentração, consciência corporal, tendo em vista o bem estar físico e mental do indivíduo. Dessa forma, o Yoga inclui algum “treinamento” para com a mente, mas não é o mesmo que o empregado na Meditação.

Antes, é importante enfatizar que, na atualidade, Meditação passou a ser compreendida como distinta de Yoga. Embora, às vezes incluída no conjunto de práticas de Yoga com o nome de Meditação, trata-se ali, na verdade, de breves e isoladas técnicas [mas, benéficas] de observação, contemplação, concentração e etc. A prática da Meditação utiliza algumas dessas técnicas como, por exemplo, a concentração, porém, por um tempo relativamente maior e com vistas ao interior do indivíduo. Num processo longo e uno – afim de favorecer o refinamento da concentração – diversas outras técnicas são utilizadas na prática da Meditação tais como as técnicas para o recolhimento dos sentidos [olfato, paladar, visão, tato e audição] do mundo exterior e as técnicas de controle mental com o objetivo de “acalmar a mente”.

Contudo, a principal diferença entre Yoga e Mediação é o movimento com o corpo, e a grande maioria de nós na atualidade considera o Yoga uma forma de exercício físico. A prática da Meditação não envolve o movimento com o corpo, pelo contrário, trata-se de técnicas internas para obter o “controle da mente”, diminuir seu fluxo incessante de pensamentos e acalmá-la para focá-la no presente [esse é apenas um exemplo de prática meditativa]. Em sua grande maioria, assim como o Yoga, a prática da Meditação também visa promover o bem estar físico e mental do indivíduo.

Apesar dessa divisão moderna de compreensão entre Yoga e Meditação, ao longo da maior parte de sua história, a prática do Yoga foi de fato identificada principalmente com estados e técnicas meditativas visando a transformação espiritual do indivíduo. Para entendermos isso, precisamos compreender como o Yoga era concebido em tempos antigos, não em tempos modernos como foi brevemente apresentado aqui.

22 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page