top of page

Yoga emagrece?

nucleopurna




Afim de responder à pergunta “yoga emagrece?”, primeiramente, vamos contextualizar o tema – mesmo que de maneira geral – para que você seja devidamente orientado(a) e, assim, busque a prática do yoga de maneira consciente, segura e eficaz dentro da sua necessidade.


Apresentando apenas uma amostra da quantidade de pessoas acima do peso e que não praticam alguma atividade física suficiente, aproximadamente 57,5% dos brasileiros estão acima do peso ideal, sendo ligeiramente maior entre homens (58,9%) do que entre mulheres (56,2%), e aproximadamente 47,2% não alcançaram um nível suficiente de prática de atividade física, sendo esse percentual maior entre mulheres (55,6%) do que entre homens (37,3%). É o que mostra os dados do estudo Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel Saúde Suplementar – 2020).


Diversos são os fatores que contribuem para as pessoas estarem acima do peso ideal e não realizarem atividades físicas suficientes como apontam os dados acima. Dentre esses fatores destaca-se o sedentarismo, situação muito comum à vida moderna que pode ser ocasionado devido ao estresse, a falta de tempo e as muitas horas gastas em frente a celulares, computadores, televisão e etc. Um outro fator – e muito aliado ao sedentarismo – são os maus hábitos alimentares como o consumo rico em açúcar, gordura e carboidratos, pois o excesso desses alimentos acumula gordura no corpo e o impede de eliminá-la


Dessa forma, a reeducação alimentar aliada às atividades físicas constituem os passos mais importantes para a perda de peso. Porém, antes de coloca-los em prática, é fundamental o indivíduo procurar um profissional especializado afim de elaborar a nova rotina alimentar e as atividades físicas adequadas.


Uma vez elaborados, é comum iniciar com muito entusiasmo a nova rotina alimentar e as atividades físicas. Porém, com o passar do tempo, também é comum surgirem desafios como: pensamentos pessimistas do tipo “será apenas mais uma tentativa frustrada de emagrecimento”; pensamentos de cobrança exagerado desencadeando um sentimento de culpa nos dias em que exagera nas refeições; depois de progredir positivamente, podem surgir também pensamentos frustrantes desencadeando a vontade de desistir do programa por não ver os mesmos resultados significativos do início.


Nesse ponto, o yoga pode ser uma ferramenta fundamental para colaborar com o sucesso no processo de emagrecimento atuando fortemente contra essas “armadilhas” mentais. A prática do yoga, à primeira vista, parece apenas trabalhar o corpo devido a evidencia das posturas. Porém, para realizar essas posturas do yoga é requerido do praticante o treino, o desenvolvimento e o aprimoramento de aspectos da mente que podem muito bem serem aplicados em diversos outros setores da vida do indivíduo como no processo de emagrecimento e que envolvem a concentração e foco (na postura em que se propõe realizar), disciplina e paciência (na repetição da postura enquanto não a domina), força de vontade e determinação (para superar as limitações até por fim executar a postura), compreensão e compaixão (ao falhar na execução de alguma postura) e muitos outros aspectos.


Visto esse aspecto mental positivo da prática do yoga para o processo de emagrecimento, ainda precisamos responder à pergunta se o yoga emagrece. Para isso, citamos brevemente os resultados de uma pesquisa feita pelo Journal of Diabetes & Metabolism1 entre um grupo de pessoas obesas que praticaram exercícios aeróbicos e outro que praticaram posturas de yoga e pranayama (exercícios de respiração). Os resultados desse estudo apontam que os indivíduos obesos que participaram do grupo de práticas de yoga tiveram uma redução do IMC (Índice de Massa Corporal) maior em relação aos sujeitos que participaram do grupo aeróbico.


Lembramos que não queremos com esse estudo embasar nosso texto para afirmar que o yoga emagrece, mas sim mostrar que estudos estão sendo realizados – e muitos outros precisam ser feitos – apontando resultados promissores para o emagrecimento através da prática de yoga.


Por fim, queremos reforçar a importância de procurar a orientação profissional de um médico, nutricionista ou educador físico – dependendo da sua disponibilidade – para que você receba orientações especializadas e que se adequam a sua realidade e seus objetivos.


Referências


Vigitel Brasil 2020 : vigilância de fatores de risco e proteção para doenças crônicas por inquérito telefônico – disponível em <https://www.gov.br/saude/pt-br/centrais-de-conteudo/publicacoes/publicacoes-svs/vigitel/relatorio-vigitel-2020-original.pdf/view>


1Shinde N, Shinde KJ, Khatri SM, Hande D (2013) A Comparative Study of Yoga and Aerobic Exercises in Obesity and its Effect on Pulmonary Function. Journal of Diabetes and Metabolism (2013).


“Estudo científico compara o efeito da yoga x exercícios aeróbicos da redução de peso e capacidade pulmonar” – disponível em <https://yogui.co/estudo-cientifico-compara-o-efeito-da-yoga-x-exercicios-aerobicos-na-reducao-de-peso-e-capacidade-pulmonar/>

19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page